Carrinho de Compras 0

Filtrar Produtos

Trabalhar em um ambiente estéril e seguro de contaminações é um dever de todos os profissionais da odontologia, independente dos procedimentos realizados no consultório. Afinal, essa é a única maneira de proteger os pacientes, os colaboradores e a si mesmo.

Para realizar procedimentos de forma segura, é necessário esterilizar os materiais odontológicos depois de cada atendimento. E é importante lembrar que essa atividade não é apenas recomendada, ela também é uma norma da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deve ser seguida por todos os profissionais da área.

Mas, como fazer uma esterilização correta com um bom custo-benefício?

Para isso existe a autoclave, que é um aparelho que esteriliza materiais por meio do calor e da pressão. O objetivo da autoclave é justamente eliminar os microrganismos e esporos que ficam nos materiais após os procedimentos. Dessa forma, você garante que seus materiais estão estéreis, realizando um atendimento seguro e sem riscos de contaminação. A autoclave funciona da seguinte maneira: o material (devidamente lavado e embalado) é colocado no aparelho e mantido a uma temperatura elevada. O material fica dentro da autoclave por tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos, pelo contato com o vapor da água. A temperatura da autoclave pode variar de acordo com a marca e o tipo do aparelho. Esse tipo de esterilização é indicado por possuir o melhor custo-benefício e por ser considerado o mais seguro por muitos especialistas, pois a autoclave possui uma trava que impede que a porta do aparelho seja aberta durante o procedimento. Dessa forma, não há como a esterilização ser interrompida ou a temperatura oscilar durante o processo. Assim, assegura-se que os materiais serão esterilizados de maneira adequada e efetiva. Além disso, a autoclave é simples de ser utilizada e pode ser usada para a esterilização de diferentes materiais.

Tipos de autoclave

Antes de comprar uma autoclave para o consultório, todo profissional de odontologia deve saber que existem diversos modelos desse aparelho disponíveis no mercado. Sendo assim, é preciso pesquisar e descobrir detalhes sobre cada um para encontrar o mais adequado para o serviço realizado na clínica. Há autoclaves com diferentes formas de funcionamento, funcionalidades, capacidades e formatos (vertical ou horizontal). O aparelho pode ser, por exemplo, gravitacional ou de pré-vácuo. No primeiro, o ar é removido por gravidade, enquanto no segundo, ele é removido pela formação de vácuo. A capacidade também pode variar de 4 a 21L. Já a principal diferença entre os aparelhos verticais e horizontais é que o segundo modelo possui paredes duplas que são separadas por um espaço. Dessa maneira, o vapor circula melhor pelo aparelho e a esterilização feita é superior à realizada nas autoclaves verticais, que possuem paredes simples.

E as autoclaves de classe S, N e B?

Essa nomenclatura europeia não é tão utilizada no Brasil, mas é importante conhecê-la, pois ela pode aparecer em artigos e classificações de produtos. Os aparelhos de classe S são capazes de realizar esterilizações em materiais desembalados sólidos, ocos, porosos, embalados individualmente ou em multicamadas.

Os de classe N só funcionam com materiais desembalados, e como essa forma de esterilização não é tão segura, esse tipo de autoclave não é recomendado para consultórios odontológicos.
E a classe B representa equipamentos que esterilizam materiais desembalados sólidos, embalados e ocos.

Autoclave Cristófoli: referência no mercado . Existem diversos modelos e marcas de autoclave atualmente no mercado, porém a Cristófoli é referência no mercado odontológico é por produzir autoclaves excelentes que apresentam vários benefícios para os profissionais da odontologia. A primeira vantagem dos aparelhos da Cristófoli é que, de acordo com a nomenclatura europeia, eles se encaixam na classe S. Ou seja, conseguem esterilizar materiais, de maneira adequada e segura, de várias formas. Além disso, são equipamentos produzidos dentro dos mais rígidos padrões de qualidade. Os diferentes modelos de autoclave da Cristófoli podem ter variação na capacidade (4, 12 e 21L), na quantidade de bandejas de alumínio para depósito dos materiais (2 ou 3) e na configuração. Elas possuem ajuste de altitude automático, algo que é difícil de encontrar no mercado. Além de facilitar o dia a dia no consultório, esse ajuste automático é bem mais preciso que o manual. A despressurização e a desaeração também são realizadas de forma automática nas autoclaves dessa marca. A Cristófoli ainda tem modelos que fazem uma secagem ultra eficiente com porta fechada e que possuem 27 sistemas de segurança. Nos aparelhos da Cristófoli, até a limpeza é facilitada, pois a tampa e a câmara são feitas de inox. E além de tudo isso, as autoclaves Cristófoli cumprem exclusivamente as determinações da norma NBR ISO 13.485 que exige do fabricante a rastreabilidade dos equipamentos, o que garante a integridade do aparelho e que você será a primeira pessoa a utilizá-lo.

Produtos complementares

Além de adquirir uma autoclave, você pode obter produtos complementares para que o processo seja realizado de maneira ainda mais adequada e segura. Será necessário comprar um destilador de água, por exemplo, ou água destilada para usar na esterilização. A água destilada é indicada na esterilização de produtos, pois após passar pela destilação, o líquido se torna mais puro. Dessa maneira, ele facilita a obtenção de um resultado mais efetivo após o processo e não danifica os materiais.
É importante destacar que, a longo prazo, a compra de um destilador oferece um melhor custo-benefício do que adquirir água destilada frequentemente.
Outro produto complementar essencial é o indicador biológico
, que monitora os ciclos da esterilização a vapor e comprova a eficácia do processo. As fitas para autoclave também são fundamentais no processo de esterilização para fechar os pacotes que não são autosselantes.
E os envelopes de esterilização, que servem para embalar os materiais durante o procedimento e o torna ainda mais seguro.

Preços de autoclave

Além de pesquisas sobre a qualidade da autoclave, uma busca frequente é sobre os preços dos modelos desse aparelho. É importante lembrar que o valor muda de acordo com as características, funcionalidades e marca de cada autoclave. Por isso, ao fazer uma pesquisa é possível encontrar aparelhos mais acessíveis e outros que requerem investimentos maiores. Entretanto, independente do preço do modelo escolhido, aqui na Dental Speed você encontra as melhores ofertas, atendimento especializado e pagamento facilitado. Ao comprar uma autoclave conosco, o pagamento pode ser realizado em até 10x sem juros no cartão de crédito com parcela mínima de R$ 100 ou em até 6x sem juros no boleto com parcela mínima de R$200*. Sendo assim, não perca tempo e encontre aqui a autoclave ideal para o seu consultório com o melhor custo-benefício!

*Sujeito à análise de crédito.

Politicas alteradas. Para sua maior segurança, atualizamos as Politicas de Privacidade do site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.