Carrinho de Compras 0

Filtrar Produtos

Os alginatos são um dos materiais de moldagem mais utilizados no dia a dia dos consultórios, pois a confecção de moldes é uma importante etapa de muitos tratamentos odontológicos. Eles são utilizados principalmente para a confecção de moldes de estudos, moldes antagonistas, moldes de transferência e em alguns modelos de trabalho, como na Ortodontia, em procedimentos de prótese parcial removível e para a confecção de placas de clareamento e de mordida.

Dentre as principais qualidades dos Alginatos podemos citar, a hidrofilia, a facilidade de preparação e de controle do tempo de trabalho, a facilidade na higienização e o baixo custo de aquisição, por isso se tornou um produto muito popular na área odontológica.

Os alginatos também possuem diversas propriedades como a facilidade de remoção da boca, o tempo de presa e o poder de cópia. Além disso, detém certa resistência mecânica, por isso, porções muitas finas podem sofrer ruptura. Quanto a reprodução de detalhes, o processo precisa ser feito de forma correta para que não haja distorção, bem como, questões de retração ou expansão, pois o molde pode sofrer alterações devido a sua estabilidade dimensional.

Os principais tipos de alginatos são os de presa rápida e os de presa regular, sendo utilizados de acordo com a necessidade do caso e da escolha do profissional.

Alginato Tipo I

Os alginatos de presa rápida, também conhecidos como TIPO I, são alginatos que endurecem de forma mais rápida durante a moldagem. Seu tempo de trabalho costuma variar de 1 a 2 min e de presa de 2 a 5 min, dentre as marcas mais conhecidas, podemos citar o Jeltrate Plus da Dentsply e o Hydrogum da Zhermack. Esses produtos são super indicados quando o paciente possui um desconforto muito grande ao realizar a moldagem, pois torna o procedimento mais rápido.

Alginato Tipo II

Já os alginatos de presa regular ou Tipo II são um pouco mais lentos, contudo, costumam proporcionar uma qualidade maior em detalhes, pois se solidificam mais devagar. Nesse caso, o tempo de trabalho passa a ser de 3 a 4 min e de presa de 6 a 7 min. As marcas mais conhecidas deste tipo são o Avagel da Dentsply, Algi-gel da Maquira e o Ezact Kromm da Coltene. Juntamente com o alginato, nos procedimentos de moldagem também são utilizadas cubas de borracha, as moldeiras e as espátulas. Outra possibilidade é o uso de um misturador automático, diminuindo o tempo de trabalho e fazendo uma mistura mais homogênea com menos bolhas no alginato. Este e outros diversos materiais você encontra aqui na Dental Speed, sendo possível parcelar tudo em até 12x sem juros no cartão*. Aproveite!

*Confira aqui as condições.

Politicas alteradas. Para sua maior segurança, atualizamos as Politicas de Privacidade do site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.