Anestésicos
Os anestésicos e agulha gengival são produtos indispensáveis no consultório odontológico, especialmente em procedimentos que requerem anestesia local.
Isso porque a anestesia permite bloquear temporariamente a condução de estímulos nervosos, impedindo que o paciente sinta dor durante práticas odontológicas comuns do dia a dia clínico, como exodontias e cirurgias.
Quais os principais anestésicos locais odontológicos?
Os principais anestésicos locais odontológicos são:
Lidocaína: é o anestésico local mais utilizado em odontologia. Tem início de ação rápido, entre 2 e 3 minutos, e duração de ação média, de 2 a 3 horas.
Bupivacaína: é um anestésico local de longa duração, com início de ação mais lento, entre 6 e 10 minutos. Sua duração de ação pode chegar a 6 horas.
Mepivacaína: é um anestésico local de ação média, com início de ação rápido, entre 2 e 3 minutos, e duração de ação de 2 a 3 horas.
Prilocaína: é um anestésico local de ação média, com início de ação rápido, entre 2 e 3 minutos, e duração de ação de 2 a 3 horas.
Articaína: é um anestésico local de longa duração, com início de ação rápido, entre 2 e 3 minutos. Sua duração de ação pode chegar a 4 horas.
Anestésicos tópicos
Os anestésicos tópicos podem ser adquiridos em forma de pomada, spray, creme ou gel.
São aplicados diretamente na mucosa oral (gengivas, lábios etc.) geralmente, de forma prévia a anestesias infiltrativas, radiografias, moldagens e remoção de tártaro.
Os principais anestésicos tópicos são:
- Lidocaína: Busque pelo produto: Xylestesin 10% Spray Cristália.
- Benzocaína: Busque pelo produto: Benzotop 20% DFL.
- Lidocaína + Prilocaína: Busque pelo produto: Medicaína 5% Cristália.
Como escolher o anestésico certo para o meu tratamento dental?
A escolha do anestésico deve ser feita de maneira individualizada pelo profissional prescritor. É preciso levar em conta tanto fatores clínicos quanto sistêmicos do paciente para garantir máxima segurança e eficácia durante o tratamento odontológico.
Principais fatores clínicos:
- Procedimento que será realizado;
- Duração do procedimento;
- Se há necessidade de hemostasia;
- Se há necessidade de alívio da dor dentária após o procedimento;
Principais fatores sistêmicos:
- Paciente pediátrico;
- Gestantes;
- Diabéticos;
- Pacientes com insuficiência renal;
- Asmáticos;
- Pacientes com alterações cardiovasculares;
- Hipertensos;
- Porfirias hepáticas.
É de suma importância consultar a bula do anestésico e seguir suas instruções antes da utilização. O tratamento é individualizado e a dosagem deve ser vista clinicamente de acordo com avaliação do cirurgião-dentista.
Como armazenar corretamente os anestésicos?
Para evitar a degradação de seus componentes, os anestésicos devem ser armazenados em local fresco e protegido de luz, sempre seguindo as orientações do fabricante disponíveis na bula do medicamento.
Quais as marcas confiáveis de anestésicos e agulhas?
Para fazer o uso seguro e eficaz de anestésicos e agulhas gengivais e garantir o máximo conforto de seus pacientes, é importante adquirir produtos para anestesia devidamente regularizados junto ao Ministério da Saúde (Anvisa) e que sigam às boas práticas de fabricação, de acordo com as normativas vigentes.
Pensando nisso, a Dental Speed conta com a parceria de grandes marcas do segmento, como: AllPrime; Cristália; DFL; Injecta; Injex; Septodont; TDV/DLA e SS WHITE.
Anestésicos odontológicos: Saiba mais!
Queremos fazer parte a jornada profissional de dentistas e estudantes universitários de todo o Brasil.